ILTC-ONLINE

Sistema de Educação à Distância

A modalidade da educação a distância não é mais novidade, tampouco a Internet, bem como a utilização do computador na educação também não se caracteriza como uma novidade. No entanto, a busca pelo desenvolvimento de uma metodologia que conjugue estas diferentes modalidades de tecnologia, com base em um rigoroso conceito de qualidade, capaz de permitir ao participante um desenvolvimento mais efetivo do que o que poderia ser obtido através das metodologias tradicionais de educação baseadas nas relações presenciais, se não é uma novidade, é o grande desafio que se coloca para os educadores neste momento.

A possibilidade dos estudantes definirem seu próprio ritmo de estudos com intensiva realização de interações entre si e com os professores e de, efetivamente definirem os rumos da construção de seu próprio conhecimento, impondo uma nova dinâmica ao papel desempenhado pelo professor, onde o enfoque do processo de ensino-aprendizagem se dê na aprendizagem colaborativa, constitui-se no grande desafio dos educadores modernos; em outras palavras, a possibilidade de transformar o tradicional sistema de ensino ‘escolarizado’, onde o “professor estuda e o aluno absorve suas ideias”, em um sistema onde todos estudam e constroem o conhecimento cooperativamente, pode se considerar como a tarefa central dos educadores neste início de século.

Uma das principais preocupações no processo de construção do ILTC-ONLINE residiu na questão da qualidade e no desenvolvimento de um modelo que respeitasse as características específicas da metodologia de educação à distância, evitando cair na armadilha da simples migração de cursos presenciais para a mídia eletrônica, infelizmente tão comum em grande parte das experiências institucionais de utilização da educação à distância.

A estruturação do ILTC-ONLINE obedeceu, portanto a pelo menos duas premissas: qualidade e originalidade.

Por qualidade entenda-se: uma preparação absolutamente criteriosa de todos os seus ambientes interativos; definições metodológicas e didático-pedagógicas comprometidas com a metodologia de educação à distância; preparação de seus professores tanto para o desenvolvimento de conteúdos como para condução de cursos com esta metodologia através da mídia eletrônica; preparação de material didático e sua formatação para a mídia eletrônica, etc.

Enquanto que por originalidade entenda-se: o compromisso com o desenvolvimento de materiais didáticos propriamente adequados à metodologia, respeitando as considerações teórico-práticas sobre a utilização destes materiais através da mídia eletrônica e não sua simples postagem na Internet; Programas de Cursos com informações detalhadas e extensas o suficiente para garantir o pleno comprometimento do estudante com os planos de estudo propostos; desenvolvimento de um Sistema de Educação à Distância,  que tenha o estudante como centro das atenções do processo educacional, com uma rede de ferramentas interativas.