PROFESSORES

Os Professores do Sistema de EAD do ILTC-ONLINE podem cumprir uma de 3 funções distintas ou mesmo todas elas, dependendo de seu envolvimento na Atividade:

PROFESSOR CONTEUDISTA

Responsável pela elaboração do material didático e interação com a equipe do ILTC-ONLINE neste processo.

O material didático deve ser construído, em geral, em hipertexto, respeitando o que pode ser denominado de “novo leitor”, cuja expectativa reside na realização de uma leitura hipertextual e na possibilidade de interagir com o material, atuando na sua própria construção, a partir da incorporação de suas ideias e reflexões. Em outras palavras, o material didático não deve se caracterizar como um texto assemelhado a uma apostila ou livro de leitura meramente sequencial, constituindo-se, em ferramenta essencial no processo de interação necessário à transformação da informação em conhecimento.

Do ponto de vista de seu conteúdo, o material deve ser construído com uma abordagem crítica, com a apresentação de informações que permitam a decomposição da temática em estudo em seus elementos componentes e a sugestão de sua reconstrução coletiva, através de processos interativos, fundamentais para o sucesso do processo de transformação destas informações em conhecimento.

O trabalho de desenvolvimento de material didático envolve pelo menos dois tipos de atividades: a produção de textos realizada pelos Professores Conteudistas e; a formatação deste material em hipertexto para utilização em mídia eletrônica, adição de material audiovisual, etc., pela Equipe do Núcleo de Material Didático do ILTC-ONLINE. Embora a dinâmica deste trabalho dependa do tipo de atividade a ser desenvolvida; considerando como padrão o desenvolvimento de Unidades Didáticas, como descrito neste Manual, apresenta-se abaixo um Roteiro Básico deste Processo, a orientar o trabalho dos Professores-Conteudistas e da Equipe do ILTC-ONLINE.

Podemos considerar as atividades fundamentais do Professor Conteudista na observação do Roteiro de Produção de Material Didático apresentado abaixo:

PRODUÇÃO/MATERIAL

FASE 0

  1. Orientação Didático-Pedagógica ao Professor Conteudista (1 dia)

  2. Elaboração pelo Professor Conteudista do Projeto Didático-Pedagógico, Programa do Curso e Sistema de Avaliação (3 dias)

FASE I


  1. Elaboração pelo Professor Conteudista de Texto Básico da Unidade ou Bloco I (9 dias)

  2. Revisão – Português
  3. Formatação – Hipertexto
  4. Revisão – Professor Conteudista (1/2 dia)
  5. Definição sobre Imagens, Vídeos, etc.
  6.  Pesquisa de Materiais de Áudio e Vídeo
  7.  Produção de Material de Áudio e Vídeo
  8. Reformatação do Material
  9. Revisão – Professor Conteudista (1/2 dia)

FASE II

  1. Revisão Final do Material – Professor Conteudista (1 dia)
  2. Ajustes Finais de Formatação
  3. Gravação do Material
  4. Implantação de Material – AVA
  5. Postagem do Material na Biblioteca Virtual
  6. Formatação do Material – Mídia Gráfica
  7. Impressão do Material
  8. Obtenção de Direitos Autorais
  9. Registros Legais do Material

PROFESSOR COORDENADOR

Responsável pela condução do curso propriamente dita.

Podemos considerar como atividades fundamentais do Professor Coordenador:

  • Elaboração:
    • Do planejamento didático-pedagógico da disciplina;
    • Do programa detalhado da disciplina
    • De propostas de revisão do material didático;
  • Definição:
    • Dos mecanismos de controle de frequência, quando necessários;
    • Dos procedimentos de avaliação da disciplina;
    • Dos instrumentos didáticos por meio dos quais o conteúdo será problematizado;
  • Seleção e qualificação permanente da equipe de Professores-Assistentes/Tutores e na ausência destes, o mesmo trabalho em relação aos Monitores Presenciais;

  • Acompanhamento das atividades desenvolvidas no AVA;
  • Acompanhamento e coordenação das atividades desenvolvidas pelo Professor Assistente/Tutor;

  • Coordenação das atividades presenciais (Chat´s, Webconferências);
  • Correção de trabalhos e provas;
  • Atribuição final dos graus dos alunos;

PROFESSOR ASSISTENTE/TUTOR

Responsável pelo apoio ao Professor Coordenador e acompanhamento didático-pedagógico dos estudantes.

Assim, entre outras, podem ser citadas como ações de tutoria:

  • Acompanhamento das atividades desenvolvidas no AVA;
  • Orientar os alunos individualmente ou em grupo, visando a complementação de seus estudos;

  • Orientar os alunos nas aulas de Laboratório, aulas práticas ou no desenvolvimento de trabalhos em grupo;

  • Incentivar os estudantes a participarem das atividades oferecidas pela disciplina;
    • Acompanhamento:
    • Das atividades desenvolvidas nos diferentes Fóruns de Debates;
    • Das atividades realizadas em Chat’s ou Salas de Bate-Papo;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o desenvolvimento da disciplina e sobre seu conteúdo;

  • Problematização de situações vividas pelos participantes do curso;
  • Correção primária de trabalhos e provas;
  • Gerenciamento de conflitos interpessoais entre os estudantes.