METODOLOGIA

Embora o texto a seguir trate mais especificamente da realização de Cursos, guardadas suas especificidades as Palestras e Seminários seguem a mesma proposta metodológica.

Os cursos desenvolvidos pelo ILTC-ONLINE caracterizam-se pela realização de forte interação entre seus participantes através de uma série de ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem; pela utilização de material didático original e especificamente desenvolvido para utilização da metodologia de educação à distância e; por uma permanente e intensiva ação de tutoria/monitoria conduzida por profissionais de alto nível de formação e experiência.

Sobre a interação podemos fazer a seguinte reflexão:

A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo transforma informação em conhecimento, exigindo, mais que a utilização de técnicas avançadas de disponibilização de materiais didáticos e de ferramentas que garantam a interação; a liberdade de escolha dos caminhos a serem adotados, da utilização de materiais instrucionais adicionais oriundos de diversas fontes, de expressão e compartilhamento de ideias, entre outras coisas.

Nem sempre o que se ensina se aprende, sendo necessário para que esta aprendizagem ocorra, não apenas a viabilização de processos educacionais interativos, de materiais didáticos dinâmicos e provocadores, ou da utilização intensiva de diversas mídias diferentes – não importando se para tal é necessário utilizar-se tecnologias avançadas ou mecanismos mais simples – mas que o estudante, de fato, possa participar do processo, não como um ouvinte atento ou um repetidor de conceitos ministrados pelos seus professores, mas como seu construtor.

Tal participação só ocorre à medida que o estudante seja, de fato, incentivado a ler e reescrever este material através da interação com todos os atores do processo educacional, inserido em um projeto pedagógico que lhe liberte das cadeias do ensino tradicional, escolarizado.

Os cursos levam em consideração  que o processo de transformação da informação em conhecimento se dá, fundamentalmente, através de vários processos de interação entre seus participantes e outros atores do processo educacional, dando se estas interações, através da realização de debates no AVA, tanto “off-line“, quanto “on-line“; nos encontros através de Chat´s, bem como através da realização de Trabalhos de Grupo; pesquisas na Internet e na Bibliografia de Referência fornecida nos Programas dos cursos e consulta a bibliografia adicional, identificada pelos estudantes.

Quanto ao material didático, este é construído em hipertexto, respeitando o que pode ser denominado de “novo leitor”, cuja expectativa reside na realização de uma leitura hipertextual e na possibilidade de interagir com o material, atuando na sua própria construção, a partir da incorporação de suas ideias e reflexões. Em outras palavras, o material didático não se caracteriza como um texto assemelhado a uma apostila ou livro de leitura sequencial, constituindo-se, em ferramenta essencial no processo de interação necessário à transformação da informação em conhecimento.

Do ponto de vista de seu conteúdo, o material é construído com uma abordagem crítica, com a apresentação de informações que permitem a decomposição da temática em estudo em seus elementos componentes e a sugestão de sua reconstrução coletiva, através de processos interativos, fundamentais para o sucesso do processo de transformação destas informações em conhecimento.

Considerando-se a importância da utilização da mídia eletrônica como mecanismo de facilitação de processos interativos, o material é elaborado para intensa utilização da mesma – ficando a mídia gráfica apenas como alternativa, face à eventual impossibilidade de alguns estudantes em trabalhar no meio eletrônico, seja por falta de equipamentos, softwares, seja por opção pessoal.

O material é construído de modo a induzir o estudante a interagir com seus colegas, a investigar os temas com auxílio de pesquisas na Internet e em uma bibliografia complementar e a reconstruí-lo a partir do significado a ele atribuído a partir do seu estudo, enfim, o material se constitui em elemento provocador da interação entre todos os participantes do curso.

Tão importante quanto o material didático e a proposição de uma forte interação entre os participantes das atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, são as atividades de Tutoria e Monitoria. Para garantir estas ações, no caso da Monitoria, se o responsável individual ou institucional pela atividade em desenvolvimento, não puder garantir sua absoluta eficiência, o próprio ESPAÇO DE INTERAÇÃO/ILTC, através de sua equipe, se responsabiliza pela mesma.

Entendemos Tutoria com ação de acompanhamento e orientação permanente sobre o conteúdo didático da atividade, sob a responsabilidade do seu Coordenador (Professor), envolvendo entre outras coisas, a resposta a dúvidas apresentadas sobre conteúdo, nos Fóruns de Debates, Chat´s e outros meios de comunicação; participação nos Fóruns de Debates; etc.

Como esta atividade é de responsabilidade do Coordenador-Professor, é importante ressaltar ainda que a este cabe a preparação original dos textos de estudo, a preparação e correção de provas e trabalhos, e outras atividades pertinentes.

Com relação à Monitoria, podemos perceber dois tipos de monitoria: a Monitoria de Ambiente, de responsabilidade do ESPAÇO DE INTERAÇÃO/ILTC, encarregada de dirimir dúvidas sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem e;  a Monitoria da Atividade, de responsabilidade (se assim definido) do Professor Coordenador e sua equipe, encarregados de acompanhar o desempenho dos participantes na atividade (frequência e participação em fóruns, apresentação de trabalhos, etc.), bem como da manutenção de comunicação permanente com estes participantes.

SOBRE A CARGA HORÁRIA DOS CURSOS

O conceito de carga horária de cursos é distinto daquele vivido nos cursos presenciais, uma vez que sua caracterização apenas a partir das horas em salas de aula presenciais ou do cumprimento de atividades, ignora as horas necessárias ao estudo das disciplinas, seja na leitura de textos, seja na realização de pesquisas, seja na realização de trabalhos individuais ou de grupos, etc.

Assim, a carga horária de uma disciplina ou curso, no ESPAÇO DE INTERAÇÃO/ILTC, tem a seguinte composição:

  • Horas de aulas presenciais (Chat´s, Webconferências ou Presenciais propriamente ditas)
  • Horas de aulas em laboratórios
  • Práticas (em laboratórios ou de campo)
  • Horas necessárias à leitura do material didático básico
  • Horas necessárias à leitura de material adicional
  • Horas necessárias à realização de pesquisas bibliográficas
  • Horas necessárias à participação em atividades assíncronas
  • Horas necessárias à participação em atividades síncronas (chat’s)
  • Horas necessárias à realização de trabalhos individuais
  • Horas necessárias à realização de trabalhos de grupo
  • Horas necessárias à realização de provas (presenciais ou não)

* Atividades Assíncronas são atividades desenvolvidas sem a necessidade de participação simultânea dos envolvidos, como os Fóruns de Debates.

** Atividades Síncronas são atividades desenvolvidas em tempo real, como a participação em chat’s.

SOBRE O CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS CURSOS

Nos cursos à distância do ESPAÇO DE INTERAÇÃO/ILTC, o controle de frequência está fundado no desenvolvimento de atividades propostas nos mesmos, com base no modelo de definição de carga horária apresentado acima, podendo haver modificações em função das especificidades de cada curso.

 SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS

A avaliação de aprendizagem dos alunos pode ser realizada, em princípio (especificidades de cada curso podem alterar esta sistemática) através de 5 instrumentos:

  1. Participação em debates “off-line”
  2. Elaboração de trabalho de grupo
  3. Realização de prova
  4. Avaliação qualitativa da participação e participação em outras atividades interativas
  5. Auto avaliação

SOBRE A METODOLOGIA E ESTRUTURA DE PALESTRAS & SEMINÁRIOS

Na realização de Palestras ou Seminários através do Ambiente Virtual de Aprendizagem é possível aos participantes, entre outras coisas:

  • Fazerem o download ou assistirem on-line aos Vídeos das Palestras.
  • Fazerem o download ou a leitura on-line dos textos das palestras.
  • Realizarem debates sobre as Palestras.

Informações mais detalhadas sobre a metodologia, sobre a produção de material didático e sobre a ação de Tutoria/Monitoria serão prestadas exclusivamente aos contratantes do ILTC-ONLINE.