ESTUDANTES

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES

Atividades de Estudo Individual – Baseadas no Material Didático

Embora a realização destas atividades possa e deva desencadear interações entre os participantes do curso, em princípio, elas dizem respeito à ação individual de estudo, senão vejamos:

Leitura de Textos de Introdução e Estudo dos Textos Teórico-Conceituais – o aluno deve fazer a leitura dos textos de introdução, bem como efetuar o estudo do texto teórico-conceitual relativo à temática a ser estudada, a partir da ótica do Professor.

Realização de Exercícios Interativos – ao longo dos textos podem ser propostos exercícios interativos (aqui se tratando do relacionamento do estudante com o material didático), como ponto de partida para a leitura do material. Tais exercícios, caso o aluno opte pela leitura em mídia gráfica, poderão estar disponíveis em um Caderno de Exercícios.

Realização de Exercícios de Reflexão – ao longo dos textos podem ser apresentados exercícios de reflexão relativos a cada um dos objetivos ou sub-objetivos definidos para o Tópico, cujo sentido é levar os alunos a refletirem sobre o material estudado, reescrevendo-o e encaminhando o texto refeito para um espaço de elaboração de trabalho de grupo – podendo este material ser trabalhado até o final do Curso (conforme orientação dada sobre a avaliação) pelos membros do Grupo.

Estudo de Textos da Bibliografia de Referência e Complementar – durante o curso podem ser sugeridas leituras complementares relativas ao material utilizado pelo professor para a produção do texto-básico do curso que devem ser realizadas pelos alunos.

Realização de Exercícios de Aplicabilidade Prática – ao final do estudo de cada Tópico pode ser sugerida aos alunos a realização de alguns exercícios práticos relativos à parte teórica estudada no texto, atividade que poderá ainda ser complementada com a realização de Encontros Virtuais (Sala de Aula Virtual ou Chat) para sua discussão coletiva.

Atividades de Interação

Os cursos levam em consideração  que o processo de transformação da informação em conhecimento se dá, fundamentalmente, através de vários processos de interação entre seus participantes e outros atores do processo educacional, dando se estas interações, através da realização de debates no AVA, tanto “off-line“, quanto “on-line“; nos encontros presenciais (AVA), bem como através da realização de Trabalhos de Grupo; pesquisas na Internet e na Bibliografia de Referência fornecida no Programa e consulta a bibliografia adicional, identificada pelos estudantes.

Participação em Debates “off-line – podem ser apresentadas questões relacionadas com os objetivos do Curso para serem debatidas por todos os participantes do curso.

Participação em Trabalho de Grupo – após a realização de cada Exercício de Reflexão proposto ao longo do material didático, o estudante deve encaminhar o mesmo para o Espaço de Compartilhamento com seu Grupo de Trabalho (composto por até 4 participantes), podendo o Grupo utilizar  o Espaço de Escrita Colaborativa do AVA, para elaborar um trabalho de consolidação destes exercícios individuais, relacionando-os com os objetivos gerais do Curso e gerando um novo texto sobre a temática tratada no Curso.

Encaminhamento & Esclarecimento de Dúvidas – durante todo o período do curso os estudantes devem encaminhar suas dúvidas para o espaço adequado no AVA, onde independente da ação do Professor e dos Monitores, os estudantes são incentivados a discutir as dúvidas dos colegas, colaborando para seu esclarecimento.

Participação em Reuniões de Orientação – tendo em vista as dúvidas eventualmente apresentadas, bem como a avaliação da performance dos alunos nos debates, os mesmos podem ser convidados pelo Professor ou pelos Monitores para a realização de encontros de orientação on-line, podendo também tomar a iniciativa de propor estes encontros extraordinários ou mesmo realizá-los sem a participação primária dos Monitores ou do Professor; além disso, em dias e horários agendados pelo Professor, o mesmo estará disponível para orientação “on-line” dos alunos, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Participação em debates “on-line – atividade opcional proposta para realização de discussões sobre o desenvolvimento dos exercícios de aplicabilidade prática.

Pesquisa na Internet – durante o estudo do material didático os alunos são solicitados a realizarem pesquisas na Internet, sobre o material estudado, bem como, de um modo geral, são incentivados, a partir dos textos-básicos a realizarem pesquisas na Internet, de modo a ampliarem seus conhecimentos e identificarem sites de interesse para o estudo da matéria, a serem compartilhados com os demais participantes do curso.