SISTEMA/EAD

AMBIENTES

Um Sistema de Educação à Distância envolve o desenvolvimento de quatro ambientes:

Ambiente de Acesso (Site/Portal) – sistema integrado de homepages contendo o conjunto de informações sobre a instituição, metodologia, programas e meios de inscrição “on-line” em seus Cursos. Este Ambiente constitui-se no Portal do Sistema de EAD do ILTC-ONLINE.

Ambiente de Estudo – composto pelo material didático, orientações pedagógicas, proposição de exercícios práticos ou de reflexão, sistema de avaliação e outras ferramentas.

De um modo geral, o material didático pode ser apresentado nas seguintes formas:

  • Introdução – Conteúdo desenvolvido em HTML e disponível diretamente na plataforma de EAD;

  • Textos – Conteúdo especialmente desenvolvido para EAD, em Hipertexto (html, animações, vídeos, etc.) disponibilizado para download a partir do próprio Ambiente Virtual ou disponibilizados para os estudantes através de pen-drives, CD´s ou DVD´s.

  • Cópia dos Textos em Formato PDF ou DOC – Conteúdo especialmente desenvolvido e detalhado em forma de texto com imagens e gráficos em arquivos do tipo PDF e disponibilizado para download e leitura fora do computador.

  • Textos originais que complementam e fundamentam o assunto estudado;

  • Vídeos que poderão ser “baixados” para exibição “off line”, ou assistidos “online”;

  • Apresentações que poderão ser “baixadas” para exibição “off line” ou assistidos “online”;

  • Videoconferências – desenvolvidas especialmente para apresentar e discutir o conteúdo:

Os vídeos são tratados como materiais complementares, sendo sempre de curta duração (entre 20 a 30 minutos) e voltados para breves orientações, devido não apenas ao seu tamanho, mas também devido a problemas de velocidade de acesso através da Internet.

No caso do ILTC-ONLINE é apenas apresentado um Link no Ambiente Virtual de Aprendizagem e os vídeos são postados no Canal do ILTC no YouTube.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – consistindo na utilização de ferramentas da internet, tais como: fóruns de discussão, salas de aula virtuais, pesquisas on-line, bem como na realização de encontros presenciais.

Como plataforma básica para o gerenciamento dos cursos o ILTC-ONLINE utiliza a Plataforma Moodle que se constitui numa plataforma web, aberta, gratuita, em software livre (PHP) com muitos recursos configuráveis e largamente utilizada pelas principais Instituições de ensino do mundo e além de tudo, considerado um ambiente amigável, ou seja, de fácil utilização.

Nestes ambientes são postadas informações detalhadas sobre os cursos, materiais didáticos (texto, áudio, imagens e vídeo), fóruns de debates, espaços de escrita colaborativa, salas de bate-papo e outras ferramentas.

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

 O ILTC-ONLINE é composto por 4 Ambientes Virtuais de Aprendizagem e quantos forem necessários para atendimento exclusivo de instituições parceiras:

Cursos Unitários: cursos de média duração e compostos por uma única disciplina.

Cursos Compostos: cursos de média e longa duração compostos por várias disciplinas.

Mini-Cursos: ambiente voltado para a realização de cursos de curta duração.

Seminários & Palestras: ambiente voltado para a realização de palestras ou seminários on-line.

AVAS – Parceiros – ambientes desenvolvidos para a realização de atividades exclusivas de instituições parceiras.

Ambiente de Gestão Acadêmica – baseado no desenvolvimento e administração de “bancos de dados integrados” que permitam a administração institucional e o controle acadêmico de cursos, professores e alunos no “espaço virtual”, garantindo, deste modo, que praticamente todas as relações se desenvolvam neste espaço, sem a necessidade da presença física dos envolvidos.

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Além dos ambientes o ILTC-ONLINE conta ainda com algumas ferramentas que possibilitam ampliar as comunicações e interações entre seus estudantes e entre estes e seus professores, garantindo uma atenção ímpar a todos: Twitter, Blog, Facebook e Whatsapp. O Portal (Site) do ILTC-ONLINE é parte integrante do Sistema servindo à divulgação e comunicação com o público em geral e os participantes dos Programas em desenvolvimento. Neste Sistema de Comunicação incluem-se ainda as Instituições Apoiadoras – instituições que emprestam seu nome chancelando a qualidade dos programas educacionais do ILTC-ONLINE, registrando esta chancela nos diplomas emitidos e fazendo a divulgação destes programas entre seus afiliados, que são beneficiados com descontos nos preços dos cursos desenvolvidos pelo ILTC-ONLINE.

Twitter – Ferramenta de inscrição compulsória de professores e estudantes, a ser utilizada no envio de mensagens de interesse dos envolvidos com as atividades do ILTC-ONLINE, tais como alertas de publicação de materiais adicionais, realização de eventos, etc.

Blog – Ferramenta de inscrição compulsória de professores e estudantes, tendo como função permitir aos professores a publicação de materiais adicionais aos estudantes, em complemento ao material didático originalmente fornecido.

Este Blog é de acesso privado – ou seja, apenas nossos Parceiros (Instituições. Professores. Estudantes) tem acesso ao mesmo.

Facebook – Página de divulgação e interação do ILTC-ONLINE com o publico em geral, responsável pela publicação de novidades, agenda de atividades, convites, etc., e cujas instruções para aceso e inscrição seguem adiante:

Solicitamos aos nossos parceiros que ao ingressarem na página, cliquem sobre a caixa “Seguir”.

Lembre-se que para acessar esta página você precisa estar logado em uma conta do Facebook. Quando estiver em sua página, faça uma pesquisa procurando ILTC-ONLINE (apenas isto – ignore outras sugestões com o nome do Iltc. A partir daí, clique sobre o endereço e haja como normalmente faz no Facebook).

Whatsapp – Para cada um dos Cursos desenvolvidos pelo ILTC-ONLINE será criado um Grupo de Whatsapp envolvendo estudantes e professores, procurando garantir, deste modo, maiores possibilidades de rápida e eficiente comunicação e interação de todos.

PARCERIAS & PRODUTOS

 O Sistema de Educação à Distância do ILTC-ONLINE desenvolve seus Programas Educacionais a partir de sua própria iniciativa e/ou de seus Parceiros, conforme se pode observar adiante:

Cursos de iniciativa do ILTC

O Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência oferece atividades (cursos, palestras e seminários) a partir de sua própria iniciativa, contratando no mercado os melhores profissionais para o desenvolvimento e realização das mesmas. A identificação e estruturação das atividades cabe ao ILTC-ONLINE, cabendo aos Professores contratados (conteudistas e/ou coordenadores), com orientação da Equipe do ILTC-ONLINE, a preparação dos materiais e a condução das atividades nos Ambientes.

Parcerias Individuais

O ILTC-ONLINE realiza parcerias individuais que permitem a profissionais o desenvolvimento e execução de cursos, palestras e seminários de sua autoria, à distância. Tais atividades são desenvolvidas com a participação intensiva destes profissionais, sob orientação didático-pedagógica do ILTC-ONLINE, sendo as mesmas desenvolvidas em sistema de “parceria de risco” – todo o trabalho desenvolvido não é remunerado em princípio, sendo os resultados financeiros advindos destas atividades repartidos entre o ILTC-ONLINE e os Parceiros.

Parcerias Institucionais

O ILTC-ONLINE realiza também parcerias com instituições de caráter público ou privado, tanto para desenvolvimento de cursos, palestras ou seminários voltados para a capacitação do público interno destas instituições, quanto para a comercialização destas atividades por estas instituições (atuando, neste ultimo caso, como orientador na construção das atividades e fornecedor de condições para realização das atividades on-line).

Nestas parcerias serão desenvolvidos Ambientes Virtuais de Aprendizagem exclusivos para cada Instituição parceira, com sua identidade visual.

Consultoria em EAD

Embora esta não seja a atividade central do ILTC-ONLINE, é possível ainda, a partir do interesse dos parceiros institucionais, a realização de trabalho de Consultoria, visando dotar os Parceiros da mesma estrutura existente no ILTC-ONLINE, de modo a permitir que estas instituições desenvolvam de forma independente seus programa e atividades à distância com alta qualidade e redução de custos.