Esta Categoria concentra os Cursos Unitários oferecidos pelo ILTC-ONLINE.

ATENÇÃO: ESTE MÓDULO ACEITA VISITANTES (VISUALIZAÇÃO DE CONTEÚDO E FORMATO) E É LIVRE PARA TODOS OS MATRICULADOS EM CURSOS DO ILTC-ONLINE.

Este Módulo deve ser cursado por todos os matriculados nos Cursos Unitários ou Compostos, consistindo de uma breve familiarização dos participantes na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem do ILTC-ONLINE, fornecendo ainda, informações básicas sobre a Educação à Distância.

Se você está inscrito no Ambiente Virtual para realizar qualquer Curso oferecido pelo ILTC-ONLINE, poderá cursar este Módulo a qualquer momento, bastando para tal acessar o mesmo - este é um Módulo de desenvolvimento contínuo, ou seja, não exige formação de turma para seu início.

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Na disciplina Raciocínio Lógico serão abordados todos os tópicos que constam na ementa elencada no site http://testeanpad.org.br/prova/logico da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração.

Professora Responsável: Márcia Martins – Professora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ex – Professora do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Petrobrás. Autora de dois livros de Lógica publicados pela Editora Ciência Moderna. Atual Presidente do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC).

Carga Horária: 30 horas.

Duração do Curso: 1 mês

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A educação à distância já é uma realidade em todo o mundo, entretanto, ainda se "engatinha" na área, sendo muito comum o desenvolvimento de programas que apenas migram da metodologia presencial para a virtual, sem uma preocupação mais rigorosa com as especificidades que tem a EAD.Ainda é comum encontrar resistência entre educadores à sua adoção - em geral devido à desinformação - com isso, deixando de ver que um Programa sério de EAD pode se constituir em um formidável processo educacional em toda sua integralidade. Este curso foi desenvolvido para fornecer aos interessados na área educacional e de treinamento institucional uma introdução consistente à metodologia de educação à distância, permitindo uma atuação consequente destes profissionais.

Professor Responsável: Coordenação Acadêmica/ILTC-ONLINE.

Carga Horária: 60 horas.

Duração do Curso: 2 meses.

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A discussão dos aspectos éticos que devem envolver as ações dos terapeutas, bem como de profissionais de outras áreas de conhecimento, vem sendo proposta por diversas correntes de pensamento filosófico e/ou social. A presente análise é fruto de uma preocupação com a reflexão crítica sobre as práticas profissionais em consonância com o ambiente econômico, político e social onde estas se desenvolvem, não pretendendo ser esgotante, muito menos se arvorar a “ultima verdade sobre o assunto”, mas sim, constituir-se em uma abordagem alternativa, cuja proposta principal é ser instigadora de uma prática permeada de uma autocrítica sistemática e de uma postura libertária em relação às amarras psicossociais que limitam e restringem o cotidiano dos cidadãos.

Professora Responsável: Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Especialista em Psicologia Comportamental. Diretora da Espaço-Clínica de Psicoterapia Ltda. Membro Fundador da ABPMC (Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental).

Carga Horária: 40 horas

Duração do Curso: 4 semanas

Será que para ser um bom gerente basta ter experiência? Ou seria bom-senso? Ou ter um razoável conhecimento técnico sobre a área de atuação? Será possível ser um bom gerente estudando administração? Ou seria melhor dominar uma área específica de conhecimentos, tipo engenharia, medicina, educação, etc.? Ou será que por trás de uma ação gerencial eficiente está a conjugação de tudo isso? E qual a origem das teorias e outras proposições que fundamentam estas ações? Como elas podem influenciar estas ações?

Parece que todas estas questões nos remetem à conclusão de que a tarefa gerencial é bastante complexa, envolvendo amplos conhecimentos, seja sobre a base econômica sobre a qual esta sustentada a sociedade, seja sobre o conjunto de relações sociais estabelecidas a partir desta mesma base econômica, seja sobre as propostas teóricas que procuram descrever e explicar as ações relativas à organização e administração do trabalho, seja ainda sobre a dinâmica das práticas gerenciais correntes e/ou em desenvolvimento.

Se consideramos a importância das relações econômicas de produção, características de cada sociedade em seus momentos históricos específicos, como determinante das demais relações (sociais, políticas, jurídicas, etc.) fica evidente, a importância do tratamento destas questões.

Assim, entender como está organizada a produção e como se dão as relações entre Capital e Trabalho, bem como as consequências desta organização nas demais áreas de relação econômica e social, torna-se essencial para uma melhor compreensão da estrutura de organização social específica do modo de produção capitalista e que se reflete nas estruturas organizacionais do trabalho.

Da mesma forma é de fundamental importância para que se compreenda as principais práticas gerenciais que caracterizam as ações administrativas, a análise do processo de construção das "teorias organizacionais", responsáveis pela instrumentação destas ações e a revisão crítica destas teorias, torna-se imprescindível.

Por ultimo, parece essencial que se analise as ações gerenciais propriamente ditas. A análise de metodologias de diagnóstico, práticas gerenciais e modelos de intervenção no campo da organização e administração do Trabalho.

Professor Responsável: Coordenação Acadêmica/ILTC-ONLINE.

Carga Horária: 60 horas

Duração do Curso: 2 meses.

 

Será que para governar basta ter experiência? Ou seria bom-senso? Ou ter um razoável conhecimento técnico sobre a área de atuação? Será possível ser um bom governante estudando administração pública? Ou seria melhor dominar uma área específica de conhecimentos, tipo saúde, educação, transportes, etc.? Ou será que por trás de uma ação governamental eficiente está a conjugação de tudo isso? E qual a origem das teorias e outras proposições que fundamentam estas ações? Como elas podem influenciar estas ações?

Numa época caracterizada pela perplexidade, face à crise das utopias comunista e capitalista na construção de uma sociedade mais justa, a busca de novos referenciais teóricos para as práticas relacionadas à questão pública: formulação e implementação de políticas, gestão pública, etc., é tarefa que une teóricos, pesquisadores e práticos. Estudar o papel do Estado na condução dos interesses públicos é atividade essencial no processo de formação profissional. 

O entendimento do processo político que caracteriza a gestão pública passa pela análise de um complexo de ações teóricas e práticas que caracterizam o Estado. Mais que isto, o entendimento do Estado no contexto econômico concreto em que estas ações se desenvolvem é condição "sine-qua-non" para uma clara compreensão das relações que se estabelecem na sociedade.

Assim, estudar os fundamentos do sistema burocrático responsável pela condução dos negócios públicos e as contradições deste sistema, bem como procurar desvendar a argumentação utilizada pelos gestores públicos em busca de justificativa para suas ações, é tarefa básica para o entendimento da Administração Pública.

Ainda no campo da administração pública, parece essencial que se busque compreender com se dá o processo de formação de vontade política que, em última análise, determina a direção das ações governamentais e, consequentemente, a formulação de políticas públicas.

Do mesmo modo, é imprescindível que se procure despir o Estado de uma pretensa neutralidade e que se o caracterize claramente como o instrumento fundamental no processo de reprodução de uma estrutura de dominação social calcada na hegemonia do capital, desnudando-se seu caráter de instrumento ideológico de dominação, o que pode ser feito através de uma análise mais cuidadosa do papel do Estado no contexto capitalista.

Para uma análise mais completa torna-se necessário ainda, que se proceda a uma avaliação das principais alternativas de construção de um Estado independente, voltado para a superação das contradições sociais que permeiam a economia capitalista, tais como a gestão municipal e os projetos de descentralização administrativa e promoção da participação popular.

Professor Responsável: Coordenação Acadêmica/ILTC-ONLINE.

Carga Horária: 60 horas

Duração do Curso: 2 meses.